Este sou Eu...

Este sou Eu...
Clarice Lispector descreveu em seu livro "Sopro de Vida" o que melhor define o meu EU...

13.12.11

1978... Um sopro de Vida... Clarice Lispector



 1978
Um sopro de vida
Escrever para aprender, para entender a falta de definição da vida, para salvar a realidade. "Não consigo imaginar uma vida sem a arte de escrever ou de pintar ou de fazer música", nos diz o personagem Autor, ao retratar, no livro que escreve os seus "rápidos vislumbres" e os da personagem Angela Pralini, a sua tentativa de ser dois. O livro se constrói a cada anotação do Autor no seu diário e no diário que ele faz Angela escrever.
 “Eu queria iniciar uma experiência e não apenas ser vítima de uma experiência não autorizada por mim, apenas acontecida. Daí minha invenção de um personagem. Também quero quebrar, além do enigma do personagem, o enigma das coisas.”


A questão da vida e da morte atormenta este autor criado por Clarice em seus últimos momentos de vida: "Se me perguntarem se existe vida além da morte... respondo num hesitante esquema: existe mas não é dado saber de que forma essa alma viverá... Vida, vida recoberta em um véu de melancolia. Morte: farol que me guia em rumo certo. Sinto-me magnífico e solitário entre a vida e a morte", diz o autor, ao qual responde a personagem Angela Pralini: "Na hora de minha morte - que é que eu faço? Me ensinem como é que se morre. Eu não sei." Ao longo destes impulsos de vida e de morte que resultaram em Um sopro de vida, o livro definitivo, Clarice Lispector escreveu a sua última obra publicada, A hora da estrela, transformada em premiado filme pela diretora Suzana Amaral.

elfikurten.blogspot.com/2011/04/clarice-lispector-um-misterio.html

Nenhum comentário: